Indicações gratuitas para (começar a) assistir no fim de semana
- Fabianna Lima
- 29 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de mai. de 2020
Olá, você aí!
Como passou de quarta? Sinta-se (como sempre) livre para desabafar, e criticar, aí embaixo. Aliás, li todos os comentários do post-desabafo e fiquei com o coração tão quentinho, mesmo! Ler um pouco, que seja, da perspectiva de outras pessoas diminui um pouco o peso que a gente está levando nas costas, e no coração. Então, obrigada por compartilhar aqui com a gente.
Agora, vamos ao que interessa: as indicações de conteúdos (diversos, vú?) disponíveis gratuitamente no youtube. Recebi um retorno super positivo de algumas pessoas que assistiram, e se encantaram, pelo vídeo do Ludoviajante, ‒ que deixei da última vez, daí já viu... Estou só empolgação com as indicações de hoje. Adianto de antemão que a maioria é made in Brasil, galera. Sou uma moça latina-americana, orgulhosíssima, por sinal!
Cola na minha e vambora:
Pedro e Bianca (série)
Ai, eu nem sei por onde começar a falar dessa série. Tudo nela me interessa em algum aspecto, simples assim. Mas, sendo prática: ela foi criada pelo Cao Hamburguer (<3) e apresentada na Tv Cultura no ano de 2012. Ambientada na periferia de São Paulo, a série narra as aventuras dos irmãos Pedro e Bianca, que apesar de gêmeos (bivitelinos) são completamente diferentes. Às vezes, o que acontece com Pedro reverbera em Bianca e vice-versa, de forma que quando um dos irmãos não está bem, o outro não demora aparecer para (tentar) ajudar. Na escola, cada um faz parte de um grupo, o que muitas vezes se torna um só, onde enfrentam as dores e amores da adolescência.
Para finalizar, caríssimos: em 2014 foi a vencedora no Prix Jeunesse International como ficção e não-ficção para adolescentes de 12 a 15 anos, e como melhor série infanto juvenil no Emmy Kids (!)
Espelho (programa)
E essa é minha parcela de conteúdo com pé no meu curso de jornalismo, * risos*, logo, sou suspeita por amar assistir (boas) entrevistas. O que deixa ainda mais interessante o fato de ser apresentada com maestria pelo meu querido conterrâneo, Lázaro Ramos. Aqui trago uma pequena seleção que fiz de entrevistas com personalidades para debater assuntos plurais e atuais da sociedade como democracia, cidadania, valorização da cultura negra, exclusão digital, liberdade e, também, educação e arte.
p.s. você encontra mais vídeos no canal da emissora no youtube ;)
Cinema Novo (filme)
Escolhi essa, dentre algumas indicações de um amigo cinéfilo e, bom, o cara manja da categoria (mas, não digam que eu disse!), então aqui está: essa lista foi compilada por Gustavo Spolidoro para a disciplina de História do Cinema Brasileiro da Especialização em Literatura Brasileira da UFRGS, e coordenada por Guto Leite. Pretendo assistir nesse fim de semana (ameno dori-me) o Macunaíma (1969!), agora escolha algum título dela e vamo dar play.
Ilha de Barbados (canal digital)
Esse programa é bem conhecido pela galera do youtube, especialmente do gênero masculino, por abordar todo tipo de temática sem (muitas) papas na língua pela linha do humor. Admito aqui não ter vistos muitos episódios, mas os poucos que vi me foram interessantes, principalmente pela ótica antropológica de observar a dialética e abordagem pessoal de três caras já conhecidos do público jovem. São eles Cauê Moura, Rafinha Bastos e PC Siqueira. Deixo aqui uma lista pronta de alguns (muitos) vídeos do canal. Veja aí e me conta o tu achas depois.
Tudo Que É Sólido Pode Derreter (série)
Você pensou que eu ia parar em Pedro e Bianca? Amor, eu sou filha da TV Cultura. Aiai, me contrata Fundação Padre Anchieta! Ok, essa série foi criada por Rafael Gomes e Esmir Filho e exibida pela emissora em 2009 (eu era criancinha, eu), com foco no público infanto-juvenil acerca de temas que a gente já conhece, certo? Amigos, família, namoro e… Literatura! Diz pra mim que você também amava quando as aulas de Língua Portuguesa eram focadas na (nossa) literatura e não na gramática, vai? Enfim, essa (mini) série é narrada e protagonizada pela menina Thereza que lida com tudo isso que eu comentei, só que envolvida no contexto das histórias as quais estuda. Não vou falar mais nada, apenas pra tu embarcar nessa nostalgia comigo seguindo esse linkinho aqui.
p.s. deixei o primeiro episódio "auto da barca do inferno" aqui pra você, ó:
Por fim, entrego a última sugestão dessa lista massa (!) que compilei pra gente.
Olha também não conheço (ainda), mas estou curiosa por se tratar de um projeto franco-brasileiro! Sim, uma iniciativa solidária patrocinada pela Embaixada da França e Essilor/Varilux, realizada pela Bonfilm para nos ajudar a segurar o tranco nesses dias de isolamento. São mais de 50 opções de comédias, dramas (<3), filmes históricos (<3), fantásticos e infantis, com seleção diversa e recente disponibilizada por eles no site do festival até o dia 27 de agosto.
Clique para acessar o catálogo e conferir.
Me despeço te enviando energias de força, paz e equilíbrio físico-mental para continuar seguindo. É do fundo do meu coração para o teu.
Se cuida, e cuida do coletivo, tá bem?
Até a próxima,
Fabianna e Giovanna. :)
Comments