top of page

Morar no exterior: trabalho e lazer

  • Foto do escritor: Fabianna  Lima
    Fabianna Lima
  • 10 de mai. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 20 de mai. de 2020


Queridx leitxr,


postagem de fim de semana na área (oi, domingo!) e trago uma inspiração para sua semana, que tal?


É o seguinte: eu e minha caríssima companheira de blog, Giovanna, pensamos em trazer uma entrevista, na real, um bate papo descontraído que fizemos por videoconferência com uma amiga que está vivendo fora do Brasil. Nossa escolhida foi a Angela Rocha, 25, jornalista, mora há quase um ano e meio em Dublin, estado de Ohio, e a ideia é mostrar um pouco da história dela, de como tem sido esses últimos meses com o isolamento social nos EUA, e, talvez, te inspirar a pensar em outras perspectivas de futuro.


Então, vamos lá?




Olá, Angela! Boa noite, bom, para as apresentações iniciais: você trabalha como au pair em uma host family (hospedagem familiar), o que é um tipo de intercâmbio com trabalho... Foi difícil esse processo em si?


Foi mais difícil quando cheguei aqui (EUA), o processo em si durou um ano, como eu também não estava com pressa, estava planejando bem. A primeira parte, ainda no Brasil, não foi tão difícil. Quando eu cheguei aqui, depois de já ter feito entrevista com a família que iria morar, foi de boa, claro que bate aquele nervosismo de como vai ser, se adaptar… Ainda houve duas trocas de família, que não deram certo por situações fora do meu controle, como uma experiência com condução em rodovias, que ainda não possuía. Mas na família, com a qual estou hoje, tem ido bem. Cuido de três meninas (9, 7 e 3 anos) em período integral, manhã e tarde, e, basicamente é isso durante a semana.


Como estão as coisas aí nesse fim de semana de folga?


Eu não trabalho nos fins de semana, então eu fico livre, mas tipo, hoje: eles fizeram uma coisa especial, foi um jantar lá fora [quintal], então comemos juntos cachorro quente, hambúrguer, coisas assim. O que é meio diferente de como fazemos no Brasil


Sim, igual nos filmes, certo? Aquele preparo mais simples. * risos *


Um pão seco, simples, e a salsicha. * risos * Mas nos fins de semana em geral eu costumo ficar em casa, assistir filmes, séries, ou criar conteúdo pro canal/blog… Agora com a quarentena não tenho produzido muito, mas tenho planejado. O canal no youtube, por exemplo, eu não divulgo muito, eu tenho como se fosse um diário, algo pro futuro. Então todo o acesso acontece mais de forma orgânica, quando divulgo é mais no ciclo familiar/amigos.


E o seu entretenimento: a região que você mora, ela é próxima do centro e tal? ou ela é muito afastada?


O centro, daqui de Dublin, fica a 30min de carro, mas shopping, por exemplo, fica a 1h. Mas é tudo meio longe, se você for em um cinema, coisas do tipo, não são tão próximas. Eu não sou muito de sair, tipo baladas, coisas assim, curto mais cinema, brechó… Tenho um carro aqui, então é tranquilo sair, é um carro da família reservado pra mim, tanto para o trabalho com as crianças, quanto minha locomoção no geral; e o celular, para me comunicar com eles… Também livre para uso pessoal.


Eu queria saber agora, falando de sair, qual o seu círculo social além da família (trabalho)?


Tenho dois amigos, que são mexicanos, e três amigas brasileiras que também trabalham como au pair. Tenho algumas amizades aleatórias aqui, alguns que são vizinhos, mas pelo trabalho tenho essxs outrxs jovens, até pelo curso e encontros mensais (que tínhamos antes da quarentena) promovidos pela agência.


E agora, sobre o seu trabalho paralelo com as mídias... aliás, você é da área de comunicação, certo?


Sim, jornalismo. Me formei no Brasil, dois anos antes de me mudar pra cá.


Me fala mais sobre essa parte da sua vida, como comunicóloga, além da au pair. Como surgiu isso?


Bom na verdade surgiu com um pedido das minhas amigas, * risos *. Eu não tinha pretensão de criar canal, nunca pensei… Ah, na adolescência, sabe?


É, meio que todo mundo quando adolescente… * risos *


Até cheguei a pensar em fazer um canal no youtube, mas batia aquela trava de "que conteúdo criar pro pessoal?" Tipo, já tem tudo na internet.


Mas qual foi o seu ponto de partida? qual a temática do seu canal, por exemplo?


No início, comecei a postar vídeos de au pair, fiz uma lista de perguntas que as pessoas mais querem saber sobre esse assunto… Depois abordei séries, as que eu vou assistindo, como doramas (séries/novelas orientais). Tem também o podcast, que também dei início com a temática sobre o meu trabalho. Mas não vi tanto engajamento, então mudei, tenho pensado em outros coisas. Atualmente eu dei uma pausa e foquei mais no youtube, o plano é produzir uma quantidade razoável de vídeos e depois eu volto pro podcast, pra ter um público e depois unir ao outro.


E como têm estado o teu blog?


Ah, o blog está parado…


Como surgiu ele, na verdade?


Bom, eu sempre quiser ter blog, sempre amei assistir séries… Então eu escrevia com essa temática. Chamei três amigos meus pra participar do blog também, mas eu que cuidava da edição, divulgação, etc. Porém, quando comecei o trabalho aqui, como au pair, eu parei de alimentar o blog, não andava assistindo tantas séries, não tinha tanto conteúdo, e várias coisas estavam acontecendo, estava me adaptando a rotina… Então eu planejo voltar esse ano pro blog.


Como era a sua divulgação, acessos e coisas assim?


Antes recebia algo como 10 mil visualizações no blog…. nessa margem. Divulgava em grupos, como os do Facebook, para apoio entre blogueirxs, youtubers, criadorxs de conteúdo, etc.


E agora, pra fechar: como você imagina sua vida pós pandemia?


Então, é que ninguém sabe quando essa pandemia vai acabar. E até o fim do ano tem chão, e conseguirem uma vacina daqui pelo menos um ano… Bom, eu espero ter um emprego quando voltar pro Brasil.


Qual era sua perspectiva?


O contrato foi renovado em março, para mais um ano. Então já planejava continuar, renovar. E, assim aprimorar meu inglês, fazer cursos, agora de forma online. É isso.


Bom, nossa, quanta coisa! Foi muito bom, Angela, mesmo. Obrigada pela disponibilidade, por contribuir com esse blog iniciante e ser tão aberta pra nós.


Obrigada meninas! Vamos nos falando por aqui e nos entretendo virtualmente nessa quarentena.





Nós nos divertimos muito e acredito que você, leitorx, também deve ter curtido essa conversa com a Angela. Me conta aqui nos comentários? Queremos muito interagir e conhecer um pouco mais sobre você!


Nos conta um pouco como tem sido a sua rotina de quarentena, vai… Nem preciso repetir que esse é o nosso espaço, certo? Como dissemos: aqui criamos uma rede de apoio virtual, espírito de coletividade.


Então, já sabem: contem com a gente, nós contamos com você.


Com carinho,


Fabianna e Giovanna.





Comments


CONTA COMIGO :)

Av. Angélica, 2565 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01227-200

magnetizeagencia@gmail.com

© 2020 by Agência Magnetize Co.

Proudly created with Wix.com

Contato

solta o verbo:

Obrigada!

bottom of page